Dicas para reduzir o lixo nos canteiros de obra
- soaresmelgarejo
- 9 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

A construção civil causa muitos impactos ao meio ambiente, principalmente face à grande utilização de matérias-primas não renováveis, grande consumo energético e expressiva geração de resíduos.
A gestão ambiental na construção civil é responsável por um conjunto de medidas administrativas que tem como objetivo otimizar o aproveitamento dos materiais, insumos utilizados no canteiro de obras e os impacto das atividades realizadas. De modo geral, podemos organizar esta gestão em 4 categorias: infraestrutura do canteiro de obras; recursos; resíduos; incômodos e poluição.
Um importante aspecto sobre o impacto ambiental na construção civil é que esse pode ocorrer tanto durante o desenvolvimento da obra quanto depois. Na verdade, após a finalização da obra, avalia-se como temas para o impacto ambiental a utilização sustentável de energia, água, o descarte correto do lixo, dentre outros assuntos que podem significar mudanças prejudiciais para a região onde a obra foi desenvolvida.
O importante é que o consumidor está cada vez mais exigente com as empresas, exigindo soluções sustentáveis ligadas ao meio ambiente e à qualidade de vida. Em contrapartida, o mercado precisa se adaptar a essa realidade, adequando-se a esse pensamento.
Para que o seu projeto ou canteiro de obras também se adeque a esse pensamento sustentável aplicado à construção civil, separamos abaixo 7 dicas definitivas de como minimizar o impacto ambiental no canteiro de obras:
Invista na utilização de recursos duráveis que a longo prazo vão exigir menos manutenção ou substituição e, consequentemente, poupar recursos naturais.
Utilize primordialmente fontes de energias renováveis durante a obra e posteriormente também. Em um momento de crise energética nacional, adotar alguns recursos como os coletores solares térmicos, planejamento para o aproveitamento da luz natural e utilização de lâmpadas de baixo consumo podem ser muito úteis para garantir acesso à energia renovável.
A gestão de resíduos desde a etapa de construção é uma das práticas mais importantes para a adoção da sustentabilidade de um projeto. O acumulo de entulhos no canteiro de obras acarreta em impactos ao meio ambiente. Já publicamos aqui no blog um artigo muito importante sobre a epidemia de dengue com exemplos de como o descompromisso com a limpeza pode causar um impacto negativo no controle da doença. Outra medida que deve ser adotada é uma estrutura prevendo espaços destinados à separação dos resíduos domésticos no projeto.
De acordo com a FAPESP, a utilização de cores mais escuras, que absorvem até 98% do calor solar, aumenta a necessidade de utilização de refrigeradores. Um planejamento nesse sentido pode ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica no empreendimento.
Implantar medidas de reutilização da água utilizada no canteiro de obras é outra importante prática sustentável, diminuindo assim o volume utilizado que seria descartado, prevenindo enchentes e economizando os recursos hídricos.
Proporcionar uma ventilação adequada ao projeto também irá evitar que a umidade do ar atrapalhe os moradores ou gere a necessidade de manutenção de estruturas.
A última dica é em relação à aplicação correta de isolamento térmico à construção, que contribui para a manutenção da temperatura interna. Ou seja, evita que o calor excessivo ou o frio demasiado incomode os moradores. Evita-se também a utilização de aparelhos elétricos para a manutenção da temperatura e consequentemente gera uma economia de energia.
Comentários