Reparos em casa: 4 dicas para você fazer sozinha e gastando pouco
- soaresmelgarejo
- 9 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Toda casa ou apartamento em algum momento vai precisar de pequenos reparos. E é extremamente comum que, independente da função, a maioria de nós já pense em recorrer a um profissional: o famoso marido de aluguel.
Na realidade, esses pequenos consertos são mais simples do que você pensa e podem ser feitos por você mesma, sem maiores problemas. Faz bem mudar o seu cantinho: as pessoas mudam e, portanto, suas casas também devem acompanhar essa transformação. Seja pintando a parede da sala com uma cor diferente, pendurando quadros e prateleiras ou até mesmo realizando consertos necessários como trocar lâmpadas, chuveiro, tomadas e sifões.
Além de economizar dinheiro, quando você mesma faz pequenos reparos em casa é uma forma de relaxar e se concentrar em algo diferente na rotina exaustiva. O mais importante é: independente do grau de dificuldade do que se propor a realizar, é preciso estar atenta às medidas de segurança para não se machucar e garantir que tudo flua mais tranquilamente.
E para sanar as suas principais dúvidas sobre o assunto, conversamos com dois arquitetos, Claudia Gouveia do escritório UMM Arquitetura e Victor Locatelli, formado em arquitetura pelo Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Então, que tal dar uma conferida no que esses dois especialistas têm a dizer antes de colocar a mão na massa?
1. Pintar paredes
Quem nunca enjoou daqueles tons pálidos da parede da sala ou do quarto? Pintar uma parede muda totalmente o ambiente da casa e mesmo sendo uma tarefa bem simples e até mesmo divertida, exige bastante atenção.
Lembre-se de usar roupas velhas e forrar toda a área com papelão para não se preocupar com manchas de tinta no chão, além de afastar móveis do local para que eles não manchem.
Comece limpando e lixando a parede que será pintada. Cobrir o rodapé com fita crepe grossa também previne erros. É igualmente importante esperar de 3h a 4h entre uma demão e outra, para que a pintura fique mais uniforme.
Outra dica é não pintar no sentido horizontal ou vertical, mas sim em "W", garantindo que o percurso do rolo seja maior e você consiga cobrir melhor a área. "O mais importante é deixar a tinta na textura correta e fazer a finalização no sentido vertical", diz Claudia, que completa: "Também é importante comprar toda a tinta necessária de uma só vez para que não haja diferença de tonalidade no material ou produtos."

Comentários